domingo, 29 de agosto de 2010

A Alma



A Alma

Alma humana divide-se em cinco níveis, de acordo com seu grau de pureza. São eles, relacionados a seguir, do nível mais grosseiro ao mais sutil.

1 – Nefesh
2 – Ruach
3 - Neshamá
4 – Chaiá
5 – Iechidá

Nefesh, Ruach e Neshamá pertencem ao plano pessoal, enquanto Chaiá e Iechidá, ao plano transpessoal. Nefesh é a vitalidade, o sopro de vida, o nível de alma que permite a atividade simultânea e coordenada do corpo físico, e a ele está intimamente ligada, abandona-lo significa a morte.
Nefesh corresponde, no homem, ao Olam Há-Assiá na Criação, e circula apenas neste plano físico, junto ao corpo.
Ruach é o nível de alma relacionado às emoções. Não está diretamente ligada ao corpo físico, mas a Nefesh. Isto lhe dá certa independência, e Ruach pode abandonar o corpo, nos estados oníricos ou contemplativos, trazendo impressões do Olam Ha-Ietzirá, pois Ruach corresponde ao plano da formação ou astral, e nele circula, mesmo que a grande maioria não tenha consciência disso.
Neshamá, o nível sutilíssimo da alma, é a verdadeira essência do homem. É independente do corpo e apóia-se em Ruach, ativando-a.
Neshamá é responsável pelo mais elevado grau de discernimento no homem, tanto intelectual quanto espiritual, e circula em Olam HaBriá, o mundo da Criação, e revelações.
Neshamá é a centelha Divina no homem. Toda criatividade humana de caráter genial, seja no terreno da ciência, da arte ou da filosofia, bem como as grandes revelações de ordem profética, provêm dos impulsos de Neshamá, que, por sua natureza espiritual, eleva se a altos níveis de compreensão e proporciona ao homem uma possibilidade de sintonia e identificação com o todo, mesmo que, na maioria dos casos, inconscientemente.
O Zohar compara brilhantemente a alma humana graduada em três níveis à chama de uma vela. A parte inferior da chama está unida ao pavio, e é de coloração mais escura. Assim como o pavio serve de apoio para a parte escura da chama, que representa Nefesh ligada ao corpo, a chama escura serve de apoio à chama branca, que é Ruach.
Assim como Ruach, que pode circular independente do corpo físico, a chama branca e superior é livre, e move-se em todas as direções.
Acima da chama branca há uma luminosidade, um halo, de luz envolvendo toda a chama, que é como neshamá no homem.
Enquanto a chama se eleva e ilumina ao redor, a vela vai se consumindo, até desaparecer, e libera aquela luminosidade.
Tal é o destino de Neshamá, após a morte do corpo físico. Ascende ao seu planos, junto àquelas que lhe são semelhantes.
Nefesh, Ruach e Neshamá manifestam-se no homem em épocas diferentes. Nefesh, na hora do nascimento, como sopro de vida; Ruach manifesta-se como comunicação, não a comunicação passiva de nefesh, baseada nas sensações, mas a comunicação, ativa, baseada nos sentimentos, emoções e desejos; Neshamá identifica-se como discernimento, na fase da puberdade.

Nefesh - Sensações
Ruach – Comunicação
Neshamá – Discernimento

O cabalista, no trabalho de unificação dos mundos, promove simultaneamente a unificação dos três níveis de sua alma, por analogia.
Chaiá e Iechidá são os níveis mais elevados da alma. Circulam os planos espirituais e encerram a essência da individualidade do homem, aquela que se preserva e se acumula através das várias encarnações, desprezando as características temporárias da personalidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário