sábado, 20 de março de 2010

Conheça-te a ti mesmo

Alma e Matéria

Entrar na dimensão do espírito é um processo muito sutil, principalmente quando a mente está trancada numa visão da realidade que exclui a eternidade. A matéria, os sentidos e as coisas de interesse imediato têm tal domínio sobre os pensamentos que a própria natureza da existência torna-se distorcida. Vejo o mundo não como ele é, mas como eu sou.
Minha vida gira dentro de limites, distinções e desejos estreitos à medida que faço o jogo de rotular-me e rotular os outros com base nas características puramente físicas. Classifico o mundo de acordo com sexo, raça, credo, idade e posição social e coloco dentro de sua pasta no meu arquivo interno.
Por causa de tais classificações, surge conflito dentro de mim e a minha volta à medida que busco defender o território assim estabelecido – seja ele um papel, um trabalho, uma posição na sociedade, o nome da família ou uma nação. “Que ninguém transpasse meu território” é uma placa não-verbalizada plantada em meu coração.
Retire os óculos do que pode ser chamado de consciência do corpo, por intermédio da qual vejo e julgo o mundo ao meu redor, requer algum esforço. Experimentar o eu em sua luz verdadeira requer um entendimento detalhado dos termos e processos usados. Mas o próprio ato de dar tal passo abre uma perspectiva totalmente nova de ver e reagir ao mundo a minha volta.
Com insight sobre a natureza verdadeira das coisas, a mesma vida que estou levando em termos de trabalhos, família e lazer torna-se o trampolim de minha transformação.
Abandonar a consciência dos limites desse corpo físico e experimentar o eu interior ou a alma é a essência do Raja Yoga.
Distúrbio e tensão no nível individual - e conseqüentemente no nível social – são o resultado da ignorância dos processos do eu e do mundo em volta. A mente fica sem descanso, agitando-se e pensando sem meta, açoitadas por ondas de sentimentos e emoções. Como uma aranha presa em sua própria teia, fico emaranhado nas teias que são a conseqüência de minha própria ignorância dos fundamentos da vida.


Átomo e Atma

Ao longo da História, os cientistas edificaram muito do conhecimento das leis do universo físico sobre as bases da teoria atômica. O átomo é tido como o ponto-fonte de energia. Níveis diferentes de energia e vibrações entre os átomos vizinhos dão a aparência de forma, cor e calor. A teoria atômica apareceu originalmente na Grécia e na Índia.
A palavra em português átomo veio do latim atomus, que significa o piscar do olho, e do grego átomos, que significa indivisível. A palavra grega provavelmente é derivada da palavra híndi atma, que significa eu ou alma e refere-se à energia consciente do ser humano como um ponto indivisível e indestrutível de luz não-física.
Ficou estabelecido que o mundo material inteiro, que vejo a minha volta como uma variedade de formas e cores, luz e calor, é formado por esses pontos-fonte de energia física. Mais bonita cena da natureza é apenas um arranjo de ondas de energias e de vibrações.
Os órgãos dos sentidos selecionam essas vibrações e transmitem uma mensagem para a mente, onde todas as imagens são formadas. Os olhos vêem alguns desses arranjos como forma de luz e cores, o nariz recebe odores, e sabores e sensações são detectados e transmitidos para a mente.
O corpo humano também é um arranjo complexo de energias físicas. Os átomos se reúnem para criar as estruturas orgânicas e os minerais inorgânicos que realizam as interações químicas do corpo, formando assim a base do controle hormonal e nervoso desse corpo.
O que vejo como velho ou jovem, feio ou bonito, feio ou bonito, masculino ou feminino também é o efeito desses níveis diferenciados de energias físicas. Independentemente de quão maravilhosa possa ser a máquina do corpo, é a presença da alma que faz com que ela funcione.
Uma das diferenças básicas entre almas e átomos é o fato de que as almas podem escolher seus movimentos, aonde ir e quando ir a algum lugar, ao passo que os átomos não podem, obviamente, fazer isso. De certo modo, poderíamos dizer que uma alma, ao contrário dos átomos, é um ponto-forte de energia espiritual que tem a percepção de sua própria existência.


Definições

A palavra atma tem três significados específicos: eu, o ser vivo e o habitante. Dentro dessa única palavra obtemos um insight dos diferentes aspectos do eu: eu, o ser vivo, sou um habitante desse corpo físico.
A resposta à pergunta “quem sou eu?” torna-se clara. Sou uma alma, o ser interno vivo e inteligente. Habito e dou vida ao corpo. O corpo é o meio pelo qual eu, a alma, me expresso e experimento o mundo a minha volta. Em vez de responder a pergunta com relação a minha identidade dando o nome do corpo, designação do trabalho, nacionalidade ou sexo, o eu interno real simplesmente diz: “Eu sou uma alma, eu tenho um corpo”.